você sabia?

Estamos Presentes em

173 Cidades | 50 Estados | 13 Países

você sabia?

Já produzimos

151 Antologias | 296 Livros | 12748 Textos

você sabia?

Já Entregamos

17 Prêmios Ações Literárias

14 Prêmios Honra ao Mérito

9 Meu Primeiro Autógrafos

você sabia?

Já somos

462 Escritores cadastrados

534 Leitores cadastrados

Parceiros Literários

Depoimentos

CESAR MURIANA
Sinop-MT

Esse Depoimento que faço é um desabafo pelo amor que tenho pela minha trajetória, minhas conquistas e lutas. vejo que aqui sendo descrita será eternizada como uma pessoa de ação e de amor a Cultura.

Sou um professor formado em 1999, mas nunca atuei em sala de aula.

O respaldo de estudo e formação vieram para me fortificar a ensinar ARTE e Cultura.

Meu trabalho foi sempre gerencial ou administrador, sendo somente 04 grandes empresas que juntas formam 18 anos de muitas alegrias e conquistas. As empresas que trabalhei a frente foram= Lojas Dorane (3,5 anos), Loja Palacio dos Esportes (3,5 anos), Loja JD Esportes (planejamento e execução 2006 a 2016 =10anos), Redes de Lojas COLCCI e DUO Store (1,5 ano- Sinop e Lucas do Rio Verde).

Em 2017 assumi como Diretor da Escola Municipal de Artes de Sinop, trabalhando como voluntario por 9 meses para que a Cultura formasse e tivesse um plano forte. em 2017 assumi oficialmente como Diretor. Tinha 7 cursos na época e menos de 300 alunos.

Em 2017 assumi a pasta da Diretoria de Cultura Daniel Coutinho que juntos fizemos a direção da Escola e dos movimentos artísticos de Sinop. Daniel sempre atento para realizar um bom trabalho político e de ações, sempre autorizou a levar a Escola de Artes ao crescimento, apoiando e contribuindo como Diretor de Cultura.

Em 2019 a escola cresceu em todos os sentidos, visão, ação e comprometimento tanto quanto da Prefeita Rosana, da secretaria Veridiana, como de toda equipe da administração, dos professores, voluntários, contratados e em especial os efetivos. Foram muitas alegrias e um projeto de vida para salvação de muitos alunos de depressão, tratamentos psicológicos e psiquiátricos, retratação e socialização para as pessoas com deficiências diversas, alunos de todas escolas de Sinop sendo particulares ou públicos, alunos de grandes distancias que vinham do Alto da Gloria e do Camping Clube, Chácaras. A escola sendo realmente funcional em seu aspecto das ARTES PLÁSTICAS, ARTES VISUAIS, DANÇA E MÚSICA.

Foi realizado em conjunto dos professores o 1º Credenciamento de Professores de Artes para a EMA (Escola Municipal de Artes de Sinop) chamada pela sua fundadora nossa amiga Viviane Maria Malheiros Dal’Berto, antes CIAC e com a lei de fundação - leismunicipais.com.br › a › mtLei Ordinária 1703 2012 de Sinop MT - Leis Municipais tudo veio a florescer na Cultura como um departamento relevante em fazedores de Arte/Cultura. Nosso credenciamento foi o primeiro do Estado de Mato Grosso a ser executado, dando a visão a Sinop pelos seus trabalhos.

Ainda em 2019 foi realizado o primeiro processo Seletivo de Alunos para inclusão na EMA.  O objetivo desde processo foi:

 * O descaso pelas pessoas que se inscreviam para as listas de cursos oferecidos. Tinha lista de anos e os primeiros preenchiam rapidamente as vagas, sem dar a chance de quem queria de verdade se formar e aprender na escola.

* Experimento dos pais em colocar os alunos a fazerem algo qualquer, se não gostasse trocavam.

* Aumentar a chance de todos os munícipes poderem entrar nos cursos oferecidos. Tinham alunos com mais de 4 anos de espera sem a chance de entrar pois não estava no início da lista.

* Valor em permanecer no curso. Desistiam facilmente pois era gratuito, com o processo seletivo em ação eles pensavam nesta oportunidade e não desistiam.

 * Diminuiu também o processo de indicações preferenciais que tiraram vagas de quem estavam na lista de espera.

* No processo seletivo era visto o valor da família para a formação do aluno, o valor dos estudos (pois tinham que ser estudante ou adulto), desejo do aluno em fazer o curso e não dos pais, era conversado com os pais visto que no processo o aluno queria outro curso, etc.

Em conjunto com professores e muitas reuniões aprovamos o processo e assim deu seriedade e validade ao processo com os professores efetivos. Os alunos tinham regras de faltas e se desistissem teriam que fazer o processo somente no próximo ano, fazendo com que todos que conseguissem entrar tinham o orgulho de estar na escola e o nível de desistência foi diminuído ao extremo, visto o valor dos cursos e da formação. 

Obtivemos grandes títulos de concursos de músicas, viagens, espetáculo de Ballet no Centro de Eventos Dante de Oliveira, a escola foi responsável de sempre realizar o MUSICANTO (criação e execução do maestro Alexander C. Carrer) e a NOITE CULTURAL DE SINOP, além da noite cultural somente da EMA, eu criei o MUSICARTE, onde poderíamos valorizar a musica na escola de artes, etc.

Chegamos no final do ano 2020, com 22 cursos e mais de 2.000 alunos contanto com a escola pública Walter Kunze que tínhamos um coral com a regência e formação da professora de música Ariana Carrer.

Em 2021 eu assumo a pasta da Diretoria de Cultura, já com a missão de executar, formalizar e verificar a realização pendente da Lei Aldir Blanc mais de R$ 1.000.0000,00 para os artistas de Sinop. Missão que não imaginava da grandiosidade. Foram catalogados, cadastrados, realizado, oferecido Formação para os artísticas e staffs de Sinop, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico foram abertas muitas empresas MEI para o desenvolvimento dos artistas em projetos. Foram mais de 430 artistas de todas as áreas que foram cadastrados para ajuda de custo pela lei Aldir Blanc, foi feito FORUM de CULTURA, eleição dos novos conselheiros de Cultura, ....

2022...em breve continuo o depoimento.

Eidi Martins
Carlinda-MT

“Participar da Família Literária, fazer parte do Projeto Escritores Contemporâneos é maravilhoso. Antes eu escrevia apenas para mim, agora escrevo para outros olhos e diversos modos de pensar e analisar, e não tenho medo disso, estou aberta a qualquer crítica construtiva e incentivos literários, afinal, estou em constante aprendizagem. Hoje digo que sou escritora. Amo cada aprendizado que tenho, fazendo parte dessa família e a cada dia cresço, evoluo e amplio ainda mais o meu conhecimento.”

Romeu Donatti
Sinop-MT

“Fazer parte da Família Literária tem se tornado uma experiência extremamente enriquecedora. A cada ano a Família Literária cresce, se engrandece e se fortalece. Através dela nos conectamos a tantas outras pessoas com objetivos comuns e essas trocas e interações favorecem o aprendizado e o nosso crescimento como escritores e como seres humanos.”

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.