Bernadete Crecencio Laurindo

Sinop/MT
95 Textos, 9 Livros, 24.733 Leituras
Desde Abril de 2022

Conquistas Literárias

Cadastro Completo

3 Homenagens de Capa

2 Prêmio Ações Literárias

Escritor 090º

Escritor 100º

Catarinense de São José, reside em Sinop, há 35 anos.

Filha de Manoel Damásio Crescêncio e Maria Joana Crescêncio

Casada com Tiago Manoel Laurindo

Seus filhos: Cleyton, Tatiana e Dayana

Seus netos: Jaqueline, Isabella, Kauan e Ícaro

Sua bisneta: Maria Luiza

Sua nora: Cristiani Maria

Seus genros: Altair e Rafael

Advogada, Professora, Escritora e aposentada por tempo de serviço, pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, como Oficial de Justiça. Graduada em Direito e Letras – com Licenciatura em Latim, Língua e Literatura Inglesa, Língua e Literatura Portuguesa. Cursou Pós-Graduação Lato Sensu, com Especialização em Língua Portuguesa.

Membro da ASCL – Academia Sinopense de Ciências e Letras. Fundadora e Ocupante da Cadeira n. 04, cujo Patrono é Cruz e Sousa. Foi Presidente da Academia Sinopense de Ciências e Letras, no período de setembro de 2015 a outubro de 2016.

Veio para Sinop, em janeiro de 1986, com o fim de gerir a criação, implantação e funcionamento da Escola Gente Esperança da APAE local, respondendo por oito anos, pela Direção, tendo sido a primeira Diretora dessa entidade.

Em Mato Grosso, na área de orientação pedagógico-administrativa, contribuiu para a criação de diversas entidades de Educação Especial – apaes e pestalozzis - nos municípios de Juara, Juína, Sorriso, Vera, Cláudia, Mutum, Nova Canaã do Norte e Colíder, ministrando cursos, palestras, e coordenando demais atividades inerentes a essa mesma orientação, e fazendo acompanhamento sistemático, enquanto requeresse a nova Instituição. Na mesma linha de atuação, juntamente com a Equipe Técnica Multidisciplinar atuante na APAE, contribuiu na orientação aos docentes das então salas de atendimento especial/recuperação e reforço, de alunos com dificuldades na escrita e na leitura, prioritariamente, estudantes já com acentuado atraso cognitivo escolar.

Também foi pioneira, nessa Região, no processo de inserção e integração da pessoa com deficiência, na rede regular de ensino.

Assim também, foi pioneira em ações para conscientização da sociedade, e esclarecimentos referentes à prevenção das deficiências, com base em dados da Organização Mundial de Saúde, afirmando que 70% das deficiências seriam evitadas, com a adoção de condutas apropriadas e acompanhamento sistemático, em todas as fases da vida, desde antes da gestação, à idade adulta e avançada.

Professora desde os quinze anos de idade, sua prática docente abrangeu, desde o Ensino Fundamental, à Universidade. Atuou nas modalidades de Ensino Regular e Ensino Especial – área de Deficiência Visual, com o método de escrita e leitura ampliado e Braille, por meio do qual, alfabetizou crianças, jovens, adultos e pessoas com mais de 50 anos.

Atuando na contribuição para causas sociais, em diversas Entidades Representativas, participa como

- Membro do FPEMS - Fórum Permanente de Educação do Município de Sinop, representando o Segmento Social OAB de Sinop;

- Membro do Conselho Fiscal da ASCL – Academia Sinopense de Ciências e Letras;

- Membro do Conselho Fiscal da REFECCS – Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop;

- Membro do Conselho Deliberativo da ASJOSP – Associação dos Servidores da Justiça Oficializada de Sinop;

- Membro do CMACS / FUNDEB - Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica;

- Membro Suplente do CMS – Conselho Municipal de Saúde;

- Membro da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB Sinop;

- Membro da Comissão de Direitos da Mulher da OAB Sinop;

- Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Sinop.

Participou da elaboração do Plano Decenal de Educação para o decênio 2015/2025.

O Plenário do Legislativo Sinopense lhe concedeu Moção de Aplauso e o Título de Cidadã Sinopense Benemérita.

A Ordem dos Advogados de Mato Grosso e a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso lhe concederam Moção de Aplausos

Escreve contos, crônicas e poemas.

Em seus escritos, os temas abordados falam do sentimento humano - sobretudo, o amor, em suas inumeráveis nuanças; falam das questões sociais, do meio ambiente, das ações do cotidiano, do Tempo, da vida, da morte.

Empenha-se no estudo, compreensão e construção de textos literários, onde a estética, no zelo por lapidar a palavra, adorna a criação literária.

Eleita uma das cinco Melhores Escritoras Contemporâneas de 2020, no concurso promovido pela Editora Ações Literárias.

Viajar é uma de suas predileções. Para Bernadete, viajar é como lapidar o conhecimento, ou constatar in loco, o que se estudou, se viu em imagens, se ouviu. Resultado de suas viagens, conhece vários Estados brasileiros, alguns países da Europa, Canadá, Terra Santa (Galileia), Egito, Tel Aviv.

 

Antologias Participação do Autor

Vídeos do Autor

Fala Escritor com Bernadete Crecencio Laurindo

'

Compartilhar:

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.