Além da Janela
Já olhou pela janela hoje?
Viu as crianças que correm sem medo, os cachorros que farejam histórias nas calçadas, as folhas que caem como quem entende o tempo?
Viu o céu, tão vasto, e o vento, tão livre, conduzindo o dia como quem rege uma sinfonia silenciosa?
Já olhou para dentro, com essa mesma atenção?
O sol, as nuvens, os pássaros, os rios fluindo lindamente… As flores, as árvores, as pessoas… Já olhou para você? Elevou os olhos para os montes? Percebeu como é linda a criação? Percebeu que está tudo bem com você? Já agradeceu? Está respirando, seus órgãos estão em harmonia… ou talvez algo ainda esteja fora do ritmo… Mas percebeu o entorno? Tudo rege conforme as leis naturais.
Ou você ainda reclama?
Você sabia que oitocentos e sessenta e quatro milhões de pessoas no mundo passam fome, e que setenta por cento delas estão em zonas de guerra e conflito? E nem é culpa delas… mesmo assim, estão tentando sobreviver em meio a uma situação de extremo risco.
Enquanto temos a possibilidade de viver em um lugar laico, deixamo-nos levar por coisas tão insignificantes e esquecemos de agradecer o privilégio de estar bem. Somos ingratos e mal-agradecidos ao que está sendo proporcionado para nós.
Vivemos numa bolha de incidentes causados pela nossa insignificância de sensibilidade e excesso de achismos. Inflamo-nos de todos os tipos de certezas infundadas e deixamos de vivenciar coisas extraordinárias. Não nos compadecemos com o nosso semelhante e ainda ousamos dizer que amamos a Deus.
Quão mesquinhos somos!
Certamente, não haveria tamanha quantidade de pessoas nessa situação se olhássemos para elas como olhamos para os nossos próprios achismos… e o universo não gritaria tamanha decepção contra seus habitantes.
Talvez, se olhássemos mais, escutássemos mais, e agíssemos com mais compaixão, o universo não precisasse gritar… Bastaria o sussurro do vento para nos lembrar: ainda há tempo.
Então, vai continuar olhando sem ver… ou vai começar a agradecer?
Ensaio - Reflexivo. Rose Correia
Comentários
Muito bom texto maravilhoso
OliviaCorrêa Lopes | 04/06/2025 ás 09:52 Responder Comentários