Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida

Artigos | Liliane Inácia da Silva
Publicado em 17 de Agosto de 2025 ás 16h 44min

Resumo. As metodologias ativas de aprendizagem estão passando por mudanças frente ao crescente uso das tecnologias digitais e das inteligências artificiais na Educação. O recenteChatGPT da OpenAI é uma prova de que as tecnologias digitais estão dominando várias áreas, trazendo outras possibilidades e inovações. No campo educacional, as tecnologias digitais são aliadas das metodologias ativas, as quais têm o intuito de inserir os estudantes no centro da aprendizagem, transformando o ensino baseado em métodos tradicionais. Assim, o objetivo deste artigo bibliográfico é elencar algumas oportunidades trazidas pelo ChatGPT para a metodologia de Sala de Aula Invertida, a fim de engajar os estudantes nas atividades escolares. Como referencial teórico, partiu-se de autores como Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida e Geraldini (2017), King (2023), Mello, Neto e Petrillo (2019) e outros estudiosos que discutem sobre o tema. Como resultados, observou-se que o ChatGPT viabiliza aos estudantes e aos docentes uma nova fonte de pesquisa, com informações claras e explicações que facilitam a compreensão do estudo, oportunizando ao aluno o protagonismo proposto pelo modelo de Sala de Aula Invertida. Palavras-chave: Cultura Digital; Ensino e Aprendizagem; Inteligência Artificial; Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida.

Livro: Revista de Educação a Distância e Elearning

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