MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO AMBIENTE E-LEARNING: UM DESAFIO A SER ALCANÇADO
Capítulos de livros | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 19 de Agosto de 2025 ás 21h 46min
Introdução
Ao refletirmos sobre motivação no ambiente e-learning em cursos de ensino a distância nos faz pensar sobre o conceitos e metodologias que promovam a motivação durante a realização de cursos. No que tange aos ambientes virtuais de aprendizagem, é necessário contar com recursos tecnológicos que possibilitem a interação entre os usuários, os quais vão de encontro às necessidades do docente, que envolva e faça como que ele permaneça focado no curso.
As metodologias ativas com o uso da IA, também contribuem para a participação dos estudantes no AVA, proporcionando um processo de ensino-aprendizagem efetivo e significativo, levando o estudante a um maior protagonismo e engajamento durante o curso o qual esteja inserido.
Este estudo utiliza-se de uma metodologia qualitativa e tem como objetivo geral descobrir formas de motivar o estudante no ambiente e-learning, deixando-o atrativo. Porém, que estratégias podem ser usadas para realizar esta tarefa?
Para correlacionar com este objetivo o presente trabalho tem como objetivos específicos definir motivação; definir ambiente virtual de aprendizagem – AVA; e apresentar metodologias que promovem a motivação no e-learning.
Este estudo baseia-se numa pesquisa bibliográfica com fundamentação teórica nos autores como, Kenski (2015), Santinello, (2015), Schwartz (2019), Valentini e Soares (2010) que são referenciados. Tais autores deixam suas contribuições no que tange a motivação no ambiente e-learning. Sendo assim, neste trabalho, são realizados estudos e análises teóricas sobre motivação: conceitos e implicações, onde ficou claro o que é motivação; ambiente virtual de aprendizagem – AVA, onde evidencia-se conceitos e os elementos que fazem parte deste ambiente; e, por fim, metodologias que promovem a motivação no e-learning, onde são apresentadas estratégias que motivam o estudante, as quais são imprescindíveis e corroboram para a eficácia do ensino neste tipo de ambiente.
Portanto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com todos aqueles que buscam conhecer conceitos de motivação/ambiente virtual de aprendizagem e como promover a motivação nesse tipo de ambiente, especialmente, estudantes que desejam melhorar seu interesse em cursos a
distância.