NEUROPSICOMOTRICIDADE: APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Capítulos de livros | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 15 de Agosto de 2025 ás 21h 44min
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho iremos discutir sobre a neuropsicomotricidade como fator preponderante para o ensino e aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) discutindo o papel da psicomotricidade no ambiente escolar e a sua associação ao processo de evolução do aluno com TEA no ensino e aprendizagem. Com base nos pressupostos até então discutidos, a pesquisa conceitua a neuropsicomotricidade, elencando as suas principais características que tipificam o indivíduo com TEA, bem como evidencia os principais mitos que permeiam a temática e as respectivas políticas educacionais que amparam o indivíduo com TEA. Observa-se que o funcionamento cerebral do autista se difere do funcionamento cerebral de pessoas sem TEA, principalmente no âmbito da inteligência social, o que acarreta sua própria maneira de ver o mundo.A metodologia caracteriza-se por ser um estudo teórico à luz da literatura científica que versa sobre o referido tema. Logo, quanto aos procedimentos de pesquisa caracteriza-se pela bibliográfica. Neste contexto, este presente trabalho, objetiva discutir sobre o funcionamento do cérebro de pessoas com TEA. Justifica-se a importância desta pesquisa, devido à necessidade de se compreender o indivíduo com TEA, as características que são intrínsecas a sua condição, podendo levar a criação de medidas e ações assertivas que proporcione a sua inclusão social. Dessa forma, no primeiro tópico, o conceito basilar de TEA. Segundo, há abordagem das características do TEA. Terceiro, A neuropsicomotricidade e à aprendizagem de criança com TEA. Quarto, principais diferenças entre psicomotricidade e neuropsicomotricidade. Quinto, o lúdico e a neuropsico¬motricidade no processo de ensino e aprendizagem do aluno com TEA. Por fim, as considerações finais.
Livro: COLÓQUIOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ABORDAGEM INCLUSIVA: ENSINO, APRENDIZAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Comentários
A inclusão é muito importante e necessária! A educação e a ciência têm caminhado juntas para entregar o melhor à sociedade!
Lorde Égamo | 15/08/2025 ás 22:50 Responder Comentários