TAXONOMIA DE BLOOM: INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA CULTURA MAKER

Artigos | Liliane Inácia da Silva
Publicado em 15 de Agosto de 2025 ás 17h 24min

https://www.revista.ueg.br/index.php/buildingtheway/article/view/13851

Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de apresentar a Taxonomia de Bloom e relacionar sua aplicação de modo integrado à Aprendizagem Colaborativa na Cultura Maker com o apoio da tecnologia. Essa taxonomia classifica os objetivos educacionais em ordem crescente de complexidade do desenvolvimento da aprendizagem, a começar do nível de compreensão mais simples para o mais complexo. Considerada um instrumento congruente e eficaz, os educadores utilizam-na ao desenvolver práticas pedagógicas integradas ao uso da tecnologia como facilitadora da Comunicação e Informação ao propor aprendizagens inovadoras e colaborativas. A pesquisa segue o paradigma qualitativo de conceitos, pautada no estudo bibliográfico e descritivo. Para a realização do estudo foram consultados artigos e livros relacionados ao tema. Este trabalho está dividido em quatro partes: na primeira, há um breve referencial teórico que aborda a Taxonomia de Bloom e a forma como ela é dividida; na segunda, aborda as mudanças realizadas recentemente; na terceira parte, um breve referencial teórico para abordar a integração da Aprendizagem Colaborativa na Cultura Maker e na quarta parte, uma proposta de trabalho relacionada à Cultura Maker e às práticas colaborativas, um trabalho inovador, que propõe mudanças significativas na forma de aprendizagem individual e coletiva dos alunos.

Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa. Cultura Maker. Integração. Taxonomia de Bloom. Tecnologia.

 

Livro: Building the way - Revista do Curso de Letras da UEG (ISSNe 2237-2075)

Comentários

Todo estudo é importante para que haja mudanças significativas que auxiliem no aprendizado e na formação dos jovens alunos!

Lorde Égamo | 15/08/2025 ás 22:32 Responder Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.