TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: INTEGRAÇÃO DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA SALA DE AULA
Capítulos de livros | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 18 de Agosto de 2025 ás 21h 56min
INTRODUÇÃO
O atual cenário educacional inclui as mídias digitais que podem ser usadas como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Tornando-se uma forte aliada para o professor que exerce um papel fundamental nesse processo, que é orientar o estudante que usam tecnologias para autogerir seu aprendizado.
O trabalho tem como objetivo principal analisar por que e como utilizar as mídias digitais aplicadas no processo de ensino, e por objetivo especíco, analisar os tipos de mídias digitais disponíveis atualmente para o uso no processo de ensino no ambiente físico e ou virtual.
Todavia, temos a seguinte pergunta-problema: em que medida as mídias digitais podem contribuir para o ensino e a aprendizagem? A metodologia usada, se trata da pesquisa bibliográca, pautada na observação qualitativa dos conceitos.
Segundo Lakatos & Marconi (2001, p. 43): “a pesquisa bibliográfica ou de fonte secundárias é a que especicamente interessa a esse trabalho. Trata-se de levantamento de toda a bibliografica já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e impressa escrita”.
Portanto, foram feitas pesquisas em Livros, artigos acadêmicos por meio do Google Acadêmico, entre outras plataformas virtuais.
O trabalho incide em pesquisar as mídias digitais, por que e como utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de inovar as aulas no contexto educacional. Em seguida, as contribuições das mídias digitais no auxílio da entrega dos conteúdos. E por fim as considerações relevantes que podem dar suporte ou não ao presente trabalho.
Nesse sentido, a pesquisa ampara-se aos seguintes aportes teóricos: Kenski (2013), Castells (2005), Monovich (2005), Moran; Masetto & Behrens (2000) dentre outros.
O tema apresenta relevância para a área educacional devido a sua abrangência, podendo atender, as necessidades tanto para o professor em encontrar meios de expor os conteúdos, quanto para os estudantes de interagir com o professor e os demais colegas por meio dos chats entre outras possibilidades de interação.