TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCO NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Capítulos de livros | Liliane Inácia da Silva
Publicado em 19 de Agosto de 2025 ás 22h 43min

Introdução
            O presente objeto de pesquisa bibliográfica visa discutir a importância das práticas digitais com o avanço da tecnologia, da cidadania digital e bem como essas práticas afetam o consumo dessa tecnologia, ou seja, os tipos de riscos que podem aparecer com o uso excessivo dessa tecnologia.
            O objetivo geral da pesquisa é entender a relação entre tecnologia, cidadania digital e riscos perante a segurança dos alunos no ambiente escolar. Bem como a função da escola e o papel do professor em meio a prática digital abordada em sala de aula. Entender também pontos ertinentes na construção da ideia e elaboras mecanismos que auxiliem a dissertação sobre a temática e desenvolva métodos e resultados precisos sobre os riscos que existem dentro desse mundo digital e como pode ser feito para amenizar eles.
             A pesquisa conta com recorte e com dados de pesquisas de autores que visam contribuir com o pensamento e em cima desse suporte, buscar uma nova metodologia de falar sobre a problemática, discutir sobre o assunto e trazer resultados bem como tentar inibir os riscos causados pelo uso dessa tecnologia.

         A pesquisa ainda se mostra fundamental e que ressalta uma abordagem atual e dinâmica que pode mudar a qualquer momento, pois no âmbito educacional o papel dos professores e da escola é buscar fontes confiáveis para a elaboração de aulas que usem esses expositivos digitais, bem como é dever do aluno atentar-se dos riscos e com essa problematização criar soluções que esses riscos sejam cada vez menores.

Livro: IMERSÃO TECNOLÓGICA EDUCANDO NO MUNDO DIGITAL

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